Gerenciamento Motivação e Liderança
Falar na parte de Erlaine - Corte de pessoal, lay-off, demissão em massa: são os casos em que a empresa desliga de uma só vez uma parte significativa do quadro de uma área ou da empresa como um todo (enxugamento, downsizing - no lay-off a empresa pretende reconvocar o empregado). – (tentativa de equilibrar a sua situação financeira).
Ex: o gerente ele fica sobrecarregado com as responsabilidades, tornando suas relações dentro da empresa cada vez menos afetiva e solidarias “o chato”.
A grande maioria (75%) dos entrevistados afirmou ser muito comprometido com o trabalho. Percebe-se que a própria posição de ser gerente, faz com que eles se sintam altamente comprometidos com os objetivos organizacionais.
Dentre os motivos apontados para a demissão, 43,75% se desligaram da empresa por enxugamento de pessoal (Achatamento) ; 25% por motivos políticos, 18,75% por incompatibilidade com a política da empresa, um foi dispensado porque atingiu a idade máxima permitida aos funcionários daquela empresa e outro teve dispensa sumária .
O momento econômico do país. E, por outro lado, a maneira como o poder vem sendo “estabelecido” nas organizações. Os motivos da demissão muitas vezes não ficam muito claros para o demitido, ele tende a colocar a culpa na empresa, principalmente no que se refere à discordância das políticas organizacionais. Este fato, em geral, é decorrente da visão parcial que o gerente tem sobre sua demissão, pois os motivos reais da empresa nem sempre são revelados. E esta mesma situação aumenta seu sentimento de ter sido traído numa situação de demissão. Os efeitos nos indivíduos demitidos podem ser de natureza