gerenciamento estrategicos
Garantir a disponibilidade e maximizar o desempenho operacional da frota, com segurança, conforto para os tomadores do serviço e com custos decrescentes é a missão da área de transporte. Portanto as atividades relacionadas com a gestão de transportes necessitam de um responsável pelas funções, de um núcleo especializado. O gestor de transporte deve utilizar ferramentas básicas de apoio, com especial destaque para o sistema de informações, que possibilite a mensuração dos indicadores de desempenho previamente estabelecidos.
. CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE TRANSPORTES
Para a prestação dos serviços a administração Pública utiliza veículos, seja para o deslocamento de materiais ou pessoas, seja para o suporte à execução das atividades fim, neste caso os veículos são adaptados acoplando-se equipamentos necessários à execução dos serviços, formando assim um importante conjunto que, integrado às atividades desenvolvidas, contribuem diretamente para a efetividade da prestação do serviço.
Para cada atividade existe a necessidade de veículos com características técnicas específicas e adequadas ao melhor desempenho da tarefa a que se propõe.
PLANO ESTRATEGICO DE TRANSPORTES DE FROTAS
Desta natureza, assim sendo, cabe ao gestor de transportes identificar as expectativas e as necessidades do seu cliente.
A responsabilidade do gestor de transporte começa com o planejamento, momento em que são compatibilizadas as metas organizacionais, as necessidades dos clientes e a previsão orçamentária. São definidas também algumas das principais decisões técnicas, tais como:
1. Decidir entre frota própria ou alugada; 2. Adequar a frota aos serviços a que dá suporte 3. Dimensionar adequadamente a quantidade de veículos
4. Programar a renovação da frota no momento correto
5. Compatibilizar a utilização e a manutenção da frota, bem como custos envolvido
6. Estabelecer medidas de segurança e boas práticas focadas no