gerenciamento empresarial
Nos dias de hoje, quando, relata-se do termo saúde, refere-se a vários aspectos inclusive os resíduos produzidos em grande quantidade em diversos locais relacionado a esse termo, os quais trazem graves consequências para à saúde humana e o meio ambiente.
Esses resíduos chamou a atenção das autoridades governamentais e da sociedade civil, não pelo seu volume gerado, mas por suas características, que podem causar danos gravíssimos. Com essa preocupação veio à necessidade de criação de um meio, onde, esses resíduos devem ser descartados corretamente sem risco algum em suas atividades, daí então, o gerenciamento de resíduos em qualquer atividade, ficou regulamentado por leis, estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O gerenciamento de resíduos tem o objetivo de minimizar a geração dos mesmos e garantir segurança e proteção dos trabalhadores preservando á saúde pública e o meio ambiente. A preocupação com os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), não está relacionado apenas á sua produção, mas também ao acondicionamento, armazenamento, tratamento e destinação.
Assim, são também considerados geradores de resíduos: farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, atendimentos realizados em assistência domiciliar, unidades básicas de saúde, necrotérios, instituições de longa permanência para idoso, hemocentros, laboratórios clínicos e de pesquisa, instituições de ensino n área de saúde, entre outros.
Esse fator tão preocupante, pode se desenvolver facilmente, desde que, os profissionais não tenham consciência de seus riscos, o qual, obrigatoriamente deve haver medidas de controle, por conta dos riscos de contaminação.
2 DESENVOLVIMENTO Um dos objetivos do Programa da Saúde da Família é prestar um atendimento de qualidade, integral e humano em unidades básicas municipais, garantindo o acesso à assistência e à prevenção em todo o sistema de saúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos. É