Liderança empresarial x gerenciamento eficaz
Os autores desse artigo buscaram diferenciar o conceito de liderança empresarial do conceito de gerenciamento, mostrando a necessidade da existência de líderes no mundo atual, suas principais características, habilidades e competências. Os gerentes adotam atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação a metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação ao alcance de metas. Liderança e gerenciamento são diferentes. Eles diferem em motivação, história pessoal e no modo de pensar e agir.
Enquanto os gerentes têm foco em sistemas, processos e tecnologia, procurando dirigir os trabalhadores, os líderes estão orientados para as pessoas, contexto e cultura, procurando servir os colaboradores da organização. A liderança forte precisa monitorar constantemente a mudança no meio social, os hábitos de compra, os impulsos dos consumidores, organizando os recursos na direção certa. A maiorias das organizações é super gerenciada e sub-liderada. Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo e liderar é fazer as coisas certas.
Atualmente existi carência de líderes empresariais e o excesso de gerentes é o fato de que, a maior ênfase nas escolas e no trabalho foi dada ao desenvolvimento de aptidões gerenciais e não de liderança. A mudança está acontecendo nas funções de gerência média ou mais elevada. A pouco tempo atrás ,eram chamadas pessoas que tivessem somente aptidões gerenciais.Hoje é cada vez mais necessário encontrar profissionais que conheçam teorias de administração,e também tenham capacidade de liderar.O processo de transformação tem dependido,nos casos bem-sucedidos,de 80% de liderança e 20% de gerenciamento.À medida que aumenta as mudanças,e elas continuaram a aumentar em todo o mundo,a necessidade de liderança também aumenta.
Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupos. A liderança, vista