GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA DE PERITIBA -SC
O objetivo geral é caracterizar qualiquantivamente os resíduos sólidos gerados pelos alunos, educadores e funcionários. E embasado nos objetivos específicos: levantar os problemas (diagnóstico) ambientais existentes com relação aos resíduos sólidos gerados em uma escola, demonstrando a aplicação dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) por meio de palestra, focando o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados naquela instituição.
O gerenciamento de resíduos sólidos requer uma sequência de procedimentos, visando o controle das ações de segregação, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação final. Também devem ser consideradas as ações de caracterização e identificação dos resíduos, assim como a avaliação dos mesmos, em termos de viabilidade financeira e disponibilidade tecnológica, buscando a melhor definição de uma destinação final para estes(Lei 12.305/10).
Segundo MOURA (2004, p. 268), o tratamento e a disposição de resíduos constituem-se, na maioria dos casos, em atividades complexas e caras, razão para se preocupar com a minimização de sua geração e redução de seus impactos sobre o meio ambiente. Essa diminuição na geração é conseguida através de controles na produção, como redução do uso de matéria prima, menor uso de energia, e escolha criteriosa dos materiais empregados na fabricação.
Diante do exposto, verificou-se a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos da instituição de ensino, com a utilização de técnicas eficazes como ações de educação ambiental e o ciclo do PDCA (Plan, Do, Chek,