Os evangelhos sinoticos
Rafaella Vaz Gonçalves Louvor e Adoração Turma 2
Matéria:Panorama do Novo Testamento Prof. Cleonice Russo
Os Evangelhos Sinóticos
A bíblia nos apresenta quatro evangelhos Mateus; Marcos; Lucas e João. Sendo os três primeiros evangelhos sinóticos por causa do alto grau de semelhança entre ambos. Eles se parecem na estrutura, conteúdo e enfoque, qualquer um que ler esses três evangelhos ira perceber tais semelhanças e o evangelho de João se diferencia do resto. Alguns teólogos dizem que a semelhança que os evangelhos têm em comum tem haver com a dependência de um evangelho original ou interdependência, dois ou mais evangelhos utilizaram da mesma fonte para elaborar o seu. A Teoria da interdependência diz que Mateus e Lucas utilizaram de Marcos para elaborarem o seu evangelho, e o livro de Lucas deixa claro logo nos primeiro versículos que ele utilizou de fontes escritas para compor seu evangelho. Porém sabemos que as investigações a respeito dos evangelhos são muito vagas, deve-se levar em conta que já se passaram muitos anos e os materiais de estudo são muito resumidos então todas as teologias que existem não possuem realmente uma exatidão
Falaremos agora sobre três etapas que Lucas reconhece na origem da sua obra: Tradições Orais; Fontes escritas e Critica da Redação.
A etapa oral nos fala sobre aquelas pessoas que tiveram contato com Jesus, então em todo lugar se ouvia noticias de pessoas que foram curadas, libertas e ensinadas por Jesus a respeito do Reino dos céus, não eram apenas seus discípulos mas um todo que teve contado direto com Ele. E essas informações estavam sendo repassadas e esse foi o processo oral.
Acredita- se que logo depois da tradição oral vieram as fontes escritas, onde aquelas pessoas que tiveram um contado sobre Jesus começaram a escrever sobre suas experiências que tiveram ou ouviram sobre Ele. Por isso que alguns estudiosos acreditam na teoria da Fonte “Q”