Got milk
Jillian M. Hagel ,
Edward C. Yeung ,
Peter J. Facchini
Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Calgary, Calgary, Alberta, T2N 1N4, Canada http://dx.doi.org/10.1016/j.tplants.2008.09.005 , Como citar ou link usando DOI
Laticíferos são células especializadas que ocorrem em mais de 20 famílias de plantas em várias ordens de angiospermas não relacionados. Embora Laticíferos são susceptíveis de ser de origem polyphyletic, a sua ocorrência é considerado um indicador morfológico de parentesco entre as espécies. A classificação de Laticíferos é baseada em padrões de desenvolvimento e morfologia global. O látex citoplasmática exsudado em resposta a danos muitas vezes inclui metabolitos especializados, tais como, alcalóides cardenolidas e borracha natural. Laticíferos fornecer um local eficaz para armazenar metabolitos da defesa, embora nem todas as plantas de látex de rolamento acumular produtos naturais bioactivos. Estudos ecofisiológicos têm mostrado que o látex e seus metabólitos associados são vitais para a defesa das plantas contra insetos. A anatomia, desenvolvimento e fisiologia de laticíferos são discutidos com foco em perspectivas evolutivas e ecológicas.
Laticíferos - mais do que os olhos podem ver
Laticíferos são células altamente especializadas, definidas pela sua anatomia e citoplasma característica distinta, conhecida como látex. Apesar de sua natureza incomum, o conteúdo de laticíferos têm importância tradicional e contemporâneo, como toxinas ou bioprodutos valiosos. Culturas indígenas do sudeste da Ásia têm usado exsudatos de Antiaris spp. contendo glicosídeos cardíacos como um veneno para pontas de seta1 e 2 . Papoula ( Papaver somniferum ) se deve tanto a sua fama e notoriedade aos opiáceos encontrados em latex [3] . Plantas como Pará seringueira ( Hevea brasiliensis ) e borracha figueira ( Ficus elastica ), continuam a servir como uma fonte comercial de borracha natural [4] .