Gerenciamento de riscos
3.1 TIPOS DE PESQUISAS
Para a execução deste projeto, foi analisado o clima organizacional de uma empresa no seguimento automotivo, estabelecendo uma relação do mesmo de haver possibilidade de alcance dos objetivos organizacionais. A pesquisa será realizada de maneira classificada como quantitativa e descritiva.
3.2 COM RELAÇÃO AOS FINS
Quanto aos fins os pesquisadores desenvolveram uma pesquisa, onde foram aplicadas técnicas padronizadas de dados tais como, um questionário para saber com precisão como está o ambiente pesquisado, pois os mesmos interpretaram e analisaram os dados coletados correlacionando os fatos e acontecimentos sem interferência.
“A pesquisa descritiva expõe característica de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação” (VERGARA 1998, p. 45).
Beuren (2003 apud STECCA et al. p. 7) vem acrescentar dizendo que pesquisa descritiva é composta pela pesquisa bibliográfica, com objetivo de coletar dados e informações prévia sobre o problema ao qual se procura resposta.
Visando atingir os vários objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, onde o principal objetivo é a descrição de como fica o clima organizacional de uma prestadora de serviço no ramo de atividade automotiva. Quanto ao procedimento utilizado foi elaborado um questionário, embasado no referencial teórico para que tenhamos sustentação quanto ao exposto, com base nos questionários foram avaliados as variáveis de motivação, satisfação e habilidade no desenvolvimento das tarefas. Essa pesquisa deu maior confiabilidade na analise do clima e na conclusão dos pesquisadores.
3.3 COM RELAÇÃO AOS MEIOS
Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica em literaturas, para obtermos estrutura na elaboração da pesquisa de campo. O