Gerenciamento de riscos, aquisições e gestão ambiental do projeto.
O presente trabalho tem como objetivo principal descrever o gerenciamento de risco do projeto, gerenciamento de aquisição do projeto e gestão ambiental do projeto.
O gerenciamento de riscos é parte fundamental da gestão de projetos, por que aumenta consideravelmente a chance de um projeto ser concluído com sucesso. Um fator de risco é qualquer evento que possa prejudicar total ou parcialmente, as chances de sucesso do projeto, isto é, as chances do projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos.
O gerenciamento de aquisições é uma das áreas de conhecimento do Guia PMBOK frequentemente empregada no gerenciamento de projetos, seja o projeto de pequeno, médio ou grande porte. A prática da terceirização, verificada de modo especial nas últimas duas décadas, tem, de uma forma geral, tornado cada vez mais presente à figura do fornecedor como um personagem importante para a realização do projeto, seja este fornecedor de recursos ou serviços. Em muitos casos o fracasso de fornecedores de materiais, equipamentos ou serviços durante o andamento do projeto poderá trazer impactos significativos ao cumprimento do projeto, ou mesmo comprometer a sua realização. Para poder alcançar os objetivos do projeto, o gerente de projeto deve conhecer e estar alinhado às boas práticas da gestão de aquisições. O objetivo básico do gerenciamento de aquisições em projetos é propiciar a construção e a manutenção de relações comerciais sólidas e equilibradas entre cliente e fornecedor, de forma que o projeto possa ser finalizado a contento.
A área de conhecimento em gerenciamento ambiental do projeto inclui os processos internos e externos e as conseqüentes atividades desses processos que são necessárias para que o projeto cause o mínimo impacto possível ao Meio Ambiente onde ele será desenvolvido. Para que o gerenciamento ambiental do projeto aconteça transversalmente em todas as demais áreas do gerenciamento do projeto: