Gerenciamento de projetos
Finalidade
A Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o divulgou, é um processo que recorrendo a um grupo de peritos permite seleccionar, fazer julgamentos e fomentar a criatividade de sugestões para a resolução de um problema complexo.
Objectivos
Identificar as sugestões para resolução de um dado problema, nomeadamente quando este é complexo e envolve vários aspectos;
Ordenar as sugestões apresentadas de acordo com as prioridades estabelecidas;
Desenvolver a capacidade de criar ideias e de decidir sobre a sua prioridade em relação à reso1uçao de um problema.
Requisitos
A T.G.N. recorre, normalmente, a 5-9 membros. Considera-se que grupos inferiores a cinco peritos não permitem uma diversidade de opiniões suficiente e que grupos superiores a nove tornam a reunião muito extensa, dificultam a ordenação e clarificação das ideias apresentadas e inibem alguns membros do grupo.
Descrição do processo
1º PASSO – Concepção das sugestões – É distribuída a cada um dos membros do grupo, uma folha de papel onde se encontra escrita a questão em causa e depois o coordenador faz a sua leitura em voz alta. O problema deve ser ilustrado com um exemplo. É conveniente evitar pedidos de esclarecimento, o que permite uma reflexão cuidada e individual do assunto. É solicitado a cada um dos elementos do grupo que escreva, em frases curtas, as suas sugestões para resolução do problema.
2º PASSO – Listagem das sugestões – O coordenador escreve e numera as ideias expressas pelo grupo num quadro bem visível por todos. Ele deve explicar que novas ideias podem ser acrescentadas àquelas e que cada membro do grupo pode intervir mais do que uma vez nas sucessivas "voltas de intervenções" que serão realizadas. Isto confere igualdade de oportunidades para delinear o pensamento do grupo quanto aos itens a listar, evitando as duplicações.
3º PASSO – Discussão das sugestões – O coordenador deve começar por explicar que