GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ETAPA 1
A gestão de projetos pode ser definida como o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefícios dos participantes do projeto.
Assim o gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos dentro de um cenário de custo, tempo e qualidade determinados.
O gerenciamento de projetos atinge todos os tipos de trabalho. Milhões de pessoas ao redor do mundo consideram o gerenciamento de projetos a tarefa mais importante.
O uso do conceito de gerenciamento de projetos é universal, genérico, rompendo todas barreiras culturais, nacionais e regionais, onde as necessidades de sobrevivência competitiva também são universais.
Uma gestão de projetos bem-sucedida exige planejamento e coordenação extensivos.
Dessa forma percebe-se que as empresas passaram a reconhecer a importância da gestão de projetos, tanto para o futuro quanto para o presente.
ETAPA 2
MATRICIAL FORTE
Estrutura matricial forte (ou matricial por projetos): é o contrário da matricial funcional. A autoridade é exercida pelo gerente de projeto, que é o responsável por sua conclusão e a quem compete mobilizar recursos e definir equipes de trabalho. Assim, o gerente de projeto possui ampla autoridade sob a maioria dos aspectos do projeto e está associado a ele em tempo integral. O gerente de processos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratar recursos externos para realizar o processo. .
BIBLIOGRAFIA
KERZENER, Harold. Gestão de Projetos. As Melhores Práticas 2ª Ed. Disponível em: