Gerenciamento de projetos
A Refinaria Isaac Sabbá, localizada às margens do Rio Negro, em Manaus, iniciou suas operações em 6 de setembro de 1956 com a denominação de Companhia de Petróleo da Amazônia (Copam). Fundada pelo empresário Isaac Sabbá, a refinaria foi inaugurada oficialmente em 3 de janeiro de 1957, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.
Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobrás como Refinaria de Manaus (Reman) e, em 1996, em homenagem ao pioneirismo de seu fundador, foi renomeada como Refinaria Isaac Sabbá.
Desde 1995, a refinaria vem realizando investimentos em todas as suas áreas. Em 2000, com a entrada da nova Unidade de Destilação foi ampliada a capacidade de produção para 46 mil barris de petróleo por dia. Hoje, sintonizada com as novas tecnologias e com as exigências do mercado, executa um arrojado planejamento em várias frentes de trabalho, buscando assegurar sua permanente modernização e elevação do diferencial competitivo.
A Isaac Sabbá opera, desde o ano 2000, com capacidade de processamento de 7 milhões e 300 mil litros de petróleo por dia, ou seja, 46 mil barris por dia. A refinaria é autossuficiente em energia, dispondo de uma central termoelétrica que produz e distribui 5,8 megawatts, uma capacidade suficiente para atender a demanda por energia de uma cidade com 35 mil habitantes.
Seus principais produtos são GLP, nafta petroquímica, gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, óleos combustíveis, óleo leve para turbina elétrica, óleo para geração de energia, asfalto.
A empresa atende a demanda dos Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.
2 Projeto e Bases
Em janeiro do ano de 2008, a refinaria contratou a empresa “Passarelas A” para efetuar a construção de escada, guarda-corpo e passarela destinados ao acesso a tanques de petróleo e seus derivados. No contrato, coube a empresa contratada realizar a elaboração e execução dos projetos das estruturas, já a refinaria, obteve a