História Profissional - Desenhos
O DESENHO DE PROFISSIONAIS COM ESTÓRIAS NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Caioá Geraiges de Lemos
O uso de técnicas projetivas como colagens, desenhos, etc, são consideradas formas de comunicação indireta especialmente facilitadoras no trabalho com crianças e adolescentes, onde a comunicação verbal direta nem sempre se mostra suficiente para a obtenção do material necessário para a coleta de dados. Estas técnicas são em geral lúdicas e permitem o acesso à fantasias, desejos, impulsos, afetos, conflitos, ansiedades e defesas que estariam sendo expressas de uma forma indireta através das mesmas.
Em função dessa característica lúdica dos desenhos desenvolvi em meu mestrado uma nova técnica para o uso no trabalho de Orientação Profissional, uma variação do Procedimento de Desenhos-Estórias – D-E, proposto por Trinca (1987): o Procedimento de Desenhos de Profissionais com Estórias. Nesta variação, é solicitado ao adolescente que desenhe e conte estórias de profissionais em quatro diferentes situações: 1-) Desenhe um profissional fazendo alguma coisa, 2-) Desenhe um profissional realizado, fazendo alguma coisa; 3-) Desenhe um profissional em crise, fazendo alguma coisa e 4-) Desenhe você, na sua profissão futura, fazendo alguma coisa.
O Procedimento de Desenhos-Estórias proposto por Trinca (1987), trata-se de uma nova abordagem de avaliação diagnóstica composta pela associação de técnicas gráficas e temáticas, sendo formado pela associação de processos expressivo-motores (desenhos) e processos aperceptivos-dinâmicos (verbalizações temáticas). Este Procedimento é composto por cinco unidades de produção, cada uma formada por Desenho Livre, Estória, Inquérito e Título. As mesmas obedecem a uma ordem seqüencial que tem como objetivo a ativação de mecanismos e dinamismos da personalidade e por meio dos quais o indivíduo pode comunicar os principais conflitos relacionados à questão que está sendo levantada.