gerenciamento de projetos
PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2012.
Assunto: Divisão dos projetos em fases.
O Gerenciamento de Projetos não deve ser visto somente como uma profissão, mas também como uma metodologia na qual os seus gerentes devam ser devidamente treinados, de forma a agregar valor às experiências individuais de cada um deles. O Gerenciamento de Projetos deve ser conduzido por pessoal qualificado. Desta forma, a cultura de projetos nas organizações deve ser criada, a sua implantação deve ser realizada de forma sistemática e profissional e os seus princípios colocados em prática da maneira mais adequada às necessidades das organizações.
Um projeto precisa ser gerenciado para que possa ser executado. Segundo Koontz e O’Donnel [1980], gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria, sem o esforço sincronizado dos subordinados. Para facilitar seu gerenciamento, um projeto deve ser dividido em fases que constituem seu ciclo de vida [Dinsmore e Cavalieri 2003]. O ciclo de vida do projeto serve para definir o início e o fim de um projeto. Quando uma organização identifica uma oportunidade dentro de sua linha de atuação, normalmente ela solicita um estudo de viabilidade para decidir se deve criar um projeto. O ciclo de vida do projeto determina se o estudo de viabilidade constituirá a primeira fase do projeto ou se deve ser tratado como um projeto à parte [PMI 2000].
A definição do ciclo de vida do projeto também determina os procedimentos de transição para o ambiente de operação que serão incluídos ao final do projeto, distinguindo-os dos que não serão. Desta forma, o ciclo de vida do projeto pode ser usado para ligar o projeto aos processos operacionais contínuos da organização executora [PMI 2000].
As fases de um projeto são:
Fase de Iniciação