Fascismo
Fascismo é uma ideologia totalitária que defende o estado como incorporador e representante de todos os interesses do povo.
Com o fim da primeira guerra mundial (1918) a Itália entrou em crise, pois não ganhou os territórios prometidos pela Tríplice Entente (Inglaterra )com medo de formar uma revolução socialista,descartou os partidos tradicionais e se aliou aos grupos de estrema direita especialmente o partido nacional fascista.O partido contava com apoio de pequena burguesia,de ex-combatentes,desempregados outros setores ,mas foi derrotado nas eleições daquele ano.
No dia 27 de outubro de 1922 os militantes fascistas realizaram uma passeata que ficou conhecida como Marcha Sobre A Roma, exigindo o fim das agitações sociais. Pressionado pelos grupos que apoiava o movimento, o rei Vítor Emanuel III, demitiu o primeiro-ministro e convidou Benito Mussolini, líder do Partido Fascista, a compor o governo.
A partir desse momento, os fascistas detinham muitos poderes, apesar o governo manterás aparências, continuando a existir Câmera dos Deputados e o Senado, e, de todos os 14 ministro, somente 4 serem fascistas.E,nas eleições de 1924,quando os fascistas obtiveram 60% dos votos ,os métodos para chegar a este resultado foram muito violentos.
Já em 3 de janeiro de 1925,Mussolini estabeleceu um regime totalitário de governo.A oposição foi ilimitada ,a constituição reformada,desapareceram o Senado e a Câmera dos Deputados.Foi estabelecida a linha única de candidatos e apenas 2 partidos continuaram a existir .
(PARTE DA JULIA)
Salazarismo
Portugal também passou por uma experiência de governo ditatorial. Ela ocorreu em 1928, quando Salazar foi convidado para Organizar as finanças de República Portuguesa instalada em 1910. Salazar desenvolveu uma política apoiada no exercito e na Igreja, e tinha por principio defende ´Civilização Cristã´´ dos males da época :comunismo,internacionalismo,socialismo,etc.
Salazar era cheio de