Gerenciamento de Projetos
Áreas de conhecimento é um conceito utilizado em gestão de projetos para definir as dimensões de atuação no projeto. Compreende as seguintes áreas:
Gerência da integração de projetos
Processo necessário para assegurar que todos os elementos do projeto estejam adequadamente coordenados.
Gerência de escopo de projetos
Processo necessário para assegurar que esteja se incluído todo o trabalho necessário, e somente o trabalho requerido, para a conclusão bem sucedida do projeto.
Gerência de tempo de projetos
Processo necessário para assegurar a execução do projeto no tempo previsto.
Gerência de custo de projetos
Processos que envolvem o planejamento, estimativa, ornamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.
Gerência de qualidade de projetos
Processos que incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.
Gerência de recursos humanos de projetos
Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto
Gerência de comunicações de projetos
Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
Gerência de riscos de projetos
Processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento dos riscos em um projeto, visando aumentar a probabilidade dos resultados positivos e diminuir a probabilidade das adversidades de um projeto.
Gerência de aquisições de projetos
Trata-se dos processos de obtenção de bens e serviços importantes de fora da organização visando realizar o projeto, como cotações, informações, melhor contrato e decisão de aquisição.