Gerenciamento de memoria virtual
8) Suponha um sistema computacional que trabalhe com memória virtual e possua um espaço de endereçamento virtual com 256 bytes e uma memória física com 64 bytes. Suponha ainda que as páginas deste sistema tenham 8 bytes. Nestas condições responsa:
a) Quantos bits seriam necessários para o endereço virtual?
R: 8 bits, pois com 8 bits podemos endereçar 256 posições (de 0 a 255)
b) Quantos bits seriam necessários para o endereço real?
R: 6 bits, pois com 6 bits podemos endereçar 64 posições (de 0 a 65)
c) Quantas páginas teria um EEV deste sistema?
R: Seriam 256/8=32 páginas
d) Quantas molduras de páginas teria este sistema?
R: Seriam 64/8=8 páginas
e) Qual seria o formato de um endereço virtual neste sistema, ou seja, quantos e quais seriam os bits utilizados para indicar deslocamento dentro da página e quantos e quais seriam os bits utilizados para endereçar páginas?
R: Os bits mais significativos endereçariam páginas, e como temos 32 páginas, precisaríamos dos primeiros 5 bits. Cada página tem 8 posições, logo precisaríamos de 3 bits para endereçar o deslocamento interno às páginas. Evidentemente estes 3 bits seriam os menos significativos
f) Represente a tabela de páginas com 1 nível de um processo que tenha a sua página 0 alocada na moldura 5, a página 1 na área de troca, a página 2 na moldura 3 e a página 31 na moldura 2.
R:
g) Para o processo do item f, em qual endereço físico estaria o endereço virtual 7
R: Bem, note que o endereço 7 é o último endereço da página 0 e desta forma, ele está posicionado na moldura 5. O último endereço da moldura 5 é o 47, logo, o endereço virtual 7 está mapeado no endereço virtual 47
9) Suponha um sistema computacional que trabalhe com memória virtual e possua um espaço de endereçamento virtual com 1024 bytes e uma memória física com 256 bytes. Suponha ainda que as páginas deste sistema tenham 8 bytes. Nestas condições responda:
a) Se o endereço