Gerenciamento de Custos versus Nível de Serviços
Alexandra E. Dal Zotto Gomes¹
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo abordar a relação entre gerenciamento de custos e nível de serviço. Nível de serviço é o grau de satisfação dos clientes, ou seja, eficiência e qualidade no serviço prestado. Um dos principais desafios da logística é conseguir o equilíbrio entre custos da operação e nível de serviço. Nível de serviços é um dos diferenciais no mercado, em que empresas buscam a fidelidade de seus clientes.
Se não atingir um bom nível entre comprador e fornecedor a busca do equilíbrio é falha e seus objetivos não serão alcançados.
__________________________
¹Aluna do Curso de Administração da Faculdade Fátima
INTRODUÇÃO
Para melhor compreensão do tema abordado, é importante entendermos os conceitos de Nível de Serviços e Gerenciamento de Custos. Para Ronald Ballou, nível de serviço é um planejamento e administração de atividades logísticas, onde é necessário identificar os elementos chave e necessidades para obter o melhor nível.
Gerenciamento de custos é feito através do planejamento de custo ou pré-cálculo de custo, pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção, produto/mercadoria, e logísticos.
O Nível de Serviços afeta diretamente o custo do produto, visto que maior rapidez, com qualidade e eficiência, obviamente custam mais caro. O que agrega valor para o cliente é a entrega pontual, velocidade e flexibilidade, já que desta forma pode-se ter menores estoques e consequentemente custos menores com pedidos.
Embora o Nível de Serviço custe mais caro, é necessário buscar o equilíbrio, a fim de manter a carteira de clientes e viabilidade mercadológica, comercial.
DESENVOLVIMENTO
Tratados os conceitos de Nível de Serviço e Gerenciamento de Custos, a relação entre ambos agora pode ser detalhada.
É importante relacionar os indicadores de
desempenho de níveis de serviço, que são:
-
Tempo do ciclo do