Gerenciamento de Serviços de TI - um estudo de caso em uma empresa de suporte remoto em TI
Pós-Graduação - Governança em TI
Gestão de Serviços de TI
Profª MS
Equipe 3
AM
FS
JF
RG
Resumo
A TI é uma área dinâmica, e, cada vez mais, vital para as empresas. A Qualidade é exigida pelo mercado de TI, e neste contexto, a certificação NBR ISO/IEC 20000-1 surge como um diferencial no mercado de GSTI (ou ITSM – IT Service
Management).
Este trabalho é uma pesquisa documental, com críticas ao processo de implantação, e análise do custo (esforço empregado) versus os benefícios (para a empresa e os para os colaboradores).
Ele aponta as principais dificuldades no processo de certificação de uma empresa de suporte remoto em TI.
1. Introdução
A NBR ISO/IEC 20000 é uma das principais normas mundiais em
TI, e permite às empresas a flexibilidade para respostas rápidas às alterações competitivas e de mercado.
Foi elaborada no Comitê Brasileiro de Computadores e
Processamento de Dados, e é idêntica em conteúdo técnico, estrutura, e redação, à norma ISO/IEC 20000-1:2005 elaborada pelo Technical Committee Information Technology.
Tem como base a ISO 9001 (que define requisitos para qualidade do produto/serviço, com foco na satisfação do cliente), e se relaciona com a ISO/IEC 27001 (que define requisitos de confiabilidade, disponibilidade, e integridade de dados do cliente).
Trabalho acadêmico que contribui com a visão da integração e dos resultados finais do processo de certificação de uma empresa de TI.
2. Metodologia e Pesquisa
Classificação da Pesquisa
Pesquisa Metodológica
Trabalhos relatando implementação da NBR ISO/IEC 20000 são escassos, mas há relatos sobre implementação de outras normas.
Procedimentos Técnicos
A estratégia foi a análise de caso único, devido sua natureza de pesquisa aplicada. A abordagem foi qualitativa nas fases de