Gerenciamento de crises
1 Explique em até 10 linhas para cada item, os conceitos abaixo: 1 – Manual de Gestão de Crises; 2 – Plano de Contingência; 3 – Comitê de Crise; 4 – Quem dá o alerta no caso de uma crise? Por quê?; 5 – O porta-voz deve ser um técnico ou comunicador? Qual sua opinião? 6 – Como deve ser a relação com a imprensa? Postar sua resposta em Memorial
1 – O Manual de Gestão de Crises deve conter procedimentos e materiais básicos para atuação num cenário de crise com praticidade e rapidez. Além disso, deve expor mensagens básicas para informação rápida, conter nomes e estrutura da equipe de crise, seus membros e funções, modelos de comunicados à imprensa, dossiês informativos, telefones de emergência, etc. A elaboração e foco deste manual é baseada na prevenção.
Deve ser de conhecimento dos elementos-chaves da empresa, do Comitê de Crise e da administração.
2 – Plano de Contingência: são planos específicos frente a situações com potencial elevado de crise. Devem ser elaborados a partir dos riscos potenciais. Sua diferença em relação ao manual de gestão de crise, é que ele se baseia na ação a ser tomada quando a crise já está instalada e não na prevenção.
Portanto ele deve conter medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível.
3 – Comitê de Crise: organismo interno da empresa que tem autonomia, agilidade e poder de decisão. O principal objetivo é gerenciar o antes, durante e pós-crise. É importante que este comitê tenha a representação de toda a empresa.
4 – Quem dá o alerta no caso de uma crise? Por quê?
Quem viu primeiro dá o alerta. Porque não se segue à risca a hierarquia quando se trata de uma ameaça.
5 – O porta-voz deve ser um técnico ou comunicador? Qual sua opinião?
O porta-voz deve ser um comunicador.
Concordo, pois esta pessoa deve ter o preparo necessário