Ordem Amblipígio
Caio Gomes
Classificação
Reino Animalia (animais)
Filo Arthropoda (Artrópodes)
Subfilo Chelicerata (Chelicerates)
Classe Arachnida (Aracnídeos)
Ordem Amblypygi (TaillessWhipscorpions)
Características Gerais
Amblipígio ou (aranha ou escorpião chicote) - é uma ordem de aracnídeo que está incluída na classe Arachnida.
São divididos em duas subordens, Paleoamblypygi e Euamblypygi.
Paleoamblypygi é composta por uma única espécie extinta distribuída pela África.
Euamblypygi engloba quatro famílias, 16 gêneros e cerca de 150 espécies viventes no mundo todo.
Os amblipígios são amplamente distribuídos em regiões quentes e úmidas, onde são encontrados tipicamente em situações protegidas, tais como sob a casca ou na serrapilheira, alguns vivem em cavernas.
No Brasil tem-se aproximadamente 13 espécies em três famílias (Charinidae, Phrynidae e Phrynichidae),que se distribuem da região do Mato Grosso do Sul para a região norte brasileira.
Morfologia
Seu tamanho oscila de 0,4 à 4,5 cm, seu corpo é dividido em cefalotórax
(prossoma), segmentos relativos à cabeça e ao tórax, coberto por uma carapaça; e opistossoma porção posterior do corpo com segmentos.
Possuem quelíceras em forma de presa e pedipalpo raptoriais, porém, não possui glândulas de veneno, sendo inofensivo à espécie humana.
Amblipígios andam sobre seis pernas.Seu primeiro par de pernas é extremamente alongado e possui funções sensoriais, por isso são chamados de anteniformes, estas estruturas sensoriais recebem uma variedade de estímulos químicos e mecânicos do ambiente. Há vários receptores de sinais mecânicos e químicos nestas pernas como as cerdas, as sensilas, e as fendas.
Possuem quatro pares de olhos, três laterias e um par central. Contudo, esses olhos não são capazes de formar imagem, sendo úteis somente na distinção de claro e escuro.