Gerencia de suprimentos em um atacado de estivas
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS
PROFESSORA: ADRIANA
KLEBER COSTA
PAULO MAURÍCIO
- MAT. 20423059
- MAT. 20723074
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA EMPRESA
DE DISTRIBUIÇÃO ATACADISTA EM CAMIPINA GRANDE – PB.
INTRODUÇÃO
O conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos passou a ser disseminado a partir de 1980 com o crescimento da percepção de que as relações externas de uma companhia têm grande ingerência sobre seus resultados. Segundo o Conselho dos Profissionais de Gestão de Cadeia de
Suprimentos (2005) esta “abrange o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas na obtenção e fornecimento, transformação e todo o gerenciamento das atividades logísticas, inclui a coordenação e colaboração com parceiros nos canais, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços logísticos e clientes.”
As organizações mantêm relações com outras empresas ou parceiros, entre as mesmas, destacamse aquelas agregadoras de valor a seus produtos ou serviços. Entende-se por cadeia de suprimentos o grupo de empresas ou parceiros ligados desde o primeiro fornecimento até o cliente final, cada membro deste grupo precisamente deve recrudescer o valor de um produto ou serviço para ser parte desta cadeia de suprimentos.
O comércio atacadista é caracterizado pela negociação e distribuição de produtos a no mínimo uma camada intermediária entre o mesmo e o cliente final, esta intermediação é geralmente provida por um varejista.
No Brasil o setor atacadista distribuidor exerce grande importância econômica, em 2008 apresentou faturamento de R$ 120,8 bilhões, um crescimento real de 8,5% em todo o País, em comparação com 2007 (Abad-Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores). Em 2009 a
Adab divulgou o fato de este setor ser responsável pelo abastecimento de 53%