Gerencia de mudanças
Não será a espécie mais forte que sobreviverá, nem a mais inteligente, mas a que responder melhor as mudanças – Charles Darwin
O ritmo das mudanças vivenciado pelos negócios modernos é fenomenal. Os negócios hoje tem que abandonar muitos dos princípios que guiaram toda uma geração de gerentes, e desenvolver um novo conjunto de objetivos e regras que irão permitir gerir com sucesso as mudanças e guia-los para a transformação das empresas no século 21.
Um trabalho extensivo tem sido empenhado no desenvolvimento de modelos e quadros para endereçar a variedade de assuntos associados as mudanças nas organizações. Este papel integra e promove alguns modelos e concepções no esforço de desenvolver todo o quadro abrangendo um guia administrativo de ação.
Utilizando Scott-Morton’s framework como ponto de partida e integrando as principais exigências de gerencia e facilitadores de mudança de um novo cenário competitivo, o papel desenvolve um modelo integrado de mudança organizacional abrangendo todas as partes da organização, que busca apresentar a gerencia a orientação dos fatores fundamentais que precisam ser considerados quando planejar e implementar as iniciativas de mudanças
Palavras chaves: Mudança, Cenário competitivo, estratégia, Mudaná organizacional, Gerenciamento de objetivos, Inovação.
Introdução
Mudança é um componente inerente a vida social e atividades e isto talvez seja mais obvio no mundo dos negócios. Apesar da recente atenção dos profissionais das empresas e acadêmicos na dinâmica e mudança dos processos organizacionais, e importante manter em mente que mudança organizacional sempre esteve por ai. Se estava na agricultura, indústria ou revolução de informações, um novo tipo de liderança sempre é requerida para resolver novos problemas e tirar vantagem de novas oportunidades.
O que nem sempre esta por perto, toda via, é o paço fenomenal experimentado pelos negócios