[1] Hammer, michael; champy, james. reengenharia: revolucionando a empresa em função da concorrência e das grandes mudanças da gerência. rio de janeiro: campus, 1994
A características das empresas são Velocidade, flexibilidade, agilidade. Eis as novas palavras de ordem do mundo corporativo na era da Nova Economia, cada vez mais sujeita a alterações radicais. “É preciso conseguir se adaptar rapidamente, não ter barreiras em relação às pessoas, tecnologias, conceitos”,. Para ter agilidade, as estruturas devem ser mais maleáveis. As empresas devem centrar forças naquilo que fazem melhor e estar abertas para parcerias e alianças. O tempo real, a globalização, a tecnologia exigem novas formas de fazer negócio, de gerir pessoas, de traçar estratégias. As organizações com estruturas rígidas, piramidais, serão substituídas por organogramas em rede . A integração das operações será virtual e não mais vertical. Para atender os clientes como se fossem únicos a produção em massa deve ficar para trás. É preciso entender o mercado como um ecossistema, valorizando a responsabilidade social, a ética, a diversidade de culturas dentro e fora do local de trabalho. Idéias valerão mais do que ativos materiais. O poder, agora, está nas mãos de quem pensa, e não nas de quem está com o dinheiro.
A empresa do século 21, com todas essas características, ainda não existe. Mas já há várias no caminho certo, despontando como vencedoras. É o caso de nomes como Promon, Bradesco e as subsidiárias brasileiras da Xerox e da GE. Leia nas páginas seguintes e entenda por quê.
Nas companhias do próximo século, as idéias valerão mais do que os ativos materiais.
Também podemos destacar como característica o desenvolvimento de novos métodos de produção, transmissão, acumulação e utilização econômica (máquinas verdes) de energia elétrica, e busca incessante de alternativas energéticas para o petróleo (energia limpa e renovável, álcool, captação solar, aproveitamento de energia eólica, hidrogênio, fusão a frio, etc.).
Ênfases nas Competências e na Competitividade e sobre a “Administração hoje e as tendências para