Gerencia Cientifica
A gerência cientifica foi criada com o principal objetivo de baratear o trabalho e garantir o controle por parte da gerência. Para isso, foram aplicados métodos científicos visado na resolução dos problemas da organização do trabalho.
Os primeiros a desenvolverem teorias a respeito disso foram os economistas clássicos da época, iniciado por Frederick Winslow Taylor que desenvolveu varias metodologias de organização do trabalho.
Taylor observou diversas falhas no sistema de gestão utilizado na época, assim começou a aplicar novas metodologias. Com o método de gerencia cientifica desenvolvido por ele, o trabalho passou a ser planejado e testado pelos patrões, o que não era feito na época, a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Com o objetivo de produzir cada vez mais, Taylor treinou funcionários quais considerou mais aptos a produzirem mais rápido e com melhor qualidade; determinou que a remuneração deveria ser feita com base na produção realizada, assim funcionando como forma de incentivo para uma maior produção; realizou estudos científicos buscando saber quanto cada trabalhador poderia ter de demanda diária sem comprometer a saúde do mesmo, visando a capacidade individual e limitações de cada trabalhador e buscar formas de motiva-los a executar o trabalho com o aumento de demanda sem questionamentos.
A partir daí, os trabalhadores passaram a executarem suas tarefas de acordo com suas instruções provenientes desses estudos e a partir de princípios formulados por ele. São eles os princípios: Primeiro principio: “ Dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores”, em que os conhecimentos tradicionais, antes possuídos apenas pelos trabalhadores, seriam assumidos e estudados pelos administradores, permitindo os mesmos a aplicarem métodos mais rápidos e econômicos as praticas de execução da função.
Segundo principio: “Separação de concepção e execução”, que seria a separação do trabalho “mental” para o manual.