Gerdau
Igor das Neves Diniz ,
Renata Luiza Melo,
Stefânia Guedes Cabral ,
Stephanie Dias de Vasconcelos Meira,
Viviane Nerly Meireles,
Wellington Corelly Silva *
Orientador: Professora Dolores Belico **
RESUMO
Este artigo analisa o processo de internacionalização da Gerdau bem como a possibilidade da abertura de novas rotas comerciais na África. Também, aborda a globalização no fenômeno da internacionalização, acelerando este processo de forma significativa, sobre uma ótica do desenvolvimento do setor siderúrgico do grupo Gerdau com o propósito de fomentar as relações bilaterais entre Brasil e África do Sul.
Palavras- Chave: Internacionalização; Globalização; Siderurgia; Comércio; Exportação.
1 INTRODUÇÃO
O setor siderúrgico é reconhecido internacionalmente pela sua relevância no desenvolvimento econômico das nações, por fornecer insumos para a infraestrutura suprindo a indústria de construção de bens de produção e consumo. A indústria siderúrgica é de suma importância na América Latina, pois é um dos setores industriais mais dinâmicos da região.
No Brasil, a siderurgia se tornou estratégica a partir da Segunda Guerra Mundial. Nas décadas de 1940-1950, há um aumento da industrialização diretamente ligada ao plano governamental de desenvolvimento econômico.
*Alunos do 3º período do curso de Relações Internacionais, do Centro Universitário Newton Paiva
** Professora articuladora da disciplina de Relações Internacionais e Mercado.
Desde o início da década de 90, a indústria siderúrgica brasileira vem passando por um período de reestruturação caracterizado pela privatização, fusão, e internacionalização de empresas. O processo de privatização proporcionou o fortalecimento do setor