Gerdau
A produção de aços longos nas Américas é liderada pela Gerdau, uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Com uma carga produtiva de 45 mil colaboradores e operações industriais em diversos países, nos diferentes continentes, teve sua história iniciada através do empreendedorismo de João Gerdau em meados do ano 1900 através da Fábrica de Pregos Pontas de Paris localizada em Porto Alegre - RS.
Inseridos no mercado, os irmãos Walter e Hugo Gerdau, trinta anos mais tarde colaboraram com a fundação do Centro de Indústria Fabril, embrião da Fiergs. Já 1946, Curt Johannpeter, genro de Hugo Gerdau, assumiu a direção da empresa transgredindo os processos, dando inicio, portanto a uma fase de expansão dos negócios. No período de 1948 a 1957 entraram em operação, respectivamente, a usina Riograndense, instalada em Porto Alegre, e a Usina Riograndense II, instalada em Sapucaia do Sul.
A partir da entrada no ramo siderúrgico a expansão do Grupo foi rápida utilizando, principalmente, as aquisições como forma de entrada nos mercados.
Nos anos 80, o Grupo iniciou um processo de expansão internacional, realizando aquisições de diversas siderúrgicas, iniciando com a Laisa (Uruguai, 1980), Courtice Steel Inc. e MRM (Canadá, 1989 e 1995, respectivamente), Sipsa e Sipar (Argentina, 1997 e 1998, respectivamente) e AmeriSteel (Estados Unidos, 1999).
Já no Brasil, houve uma expansão da empresa por intermédio das privatizações de siderúrgicas, a empresa venceu o leilão de privatização da usina de Barão de Cocais em Minas Gerais e da Usiba na Bahia.
Este processo, no entanto, sempre esteve com comunhão a questões ambientais e sociais, hoje a Gerdau é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço e promove, também, diversos programas sociais
2 MISSÃO, VISÃO E VALORES
2.1 Missão
Gerar valor para nossos cliente, acionistas equipes e a sociedade, atuando na