Gerações
Gerações BB, X e Y.
Antigamente podia-se considerar como nova geração aquela que surgisse 25 anos após a última. Em outras palavras, nova geração era aquela que sucedia a seus pais. Entretanto, este conceito ficou ultrapassado devido o aceleramento das mesmas, e atualmente podemos considerar uma nova geração a cada 10 anos.Dentre os fatores decisivos para criação de marcas de tempo e de novas gerações estão a tecnologia e os acontecimentos históricos.
.
Geração BB (Baby Boomers)
Os nascidos entre década de 40 e 60. O nome deve-se ao “boom” de gravidez ocorridas com a volta dos soldados da 2ª Guerra Mundial para suas casas, e acadêmicos explicam o motivo da ‘multiplicação’ de pessoas na época: o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. Essa geração é a conhecida como “paz e amor”. Passou pela ditadura, jovem guarda, tropicalismo, bossa nova e rock’n’roll.
Os “baby boomers” nasceram de pais conservadores e têm como objetivo a realização profissional, a construção de uma carreira sólida. Firmes e maduros em suas decisões são aquelas pessoas que vestem a camisa da empresa e têm receio de ir trabalhar para a concorrência. Para eles o que conta mesmo é a experiência e o tempo de trabalho na empresa.
Geração X
Nascidos entre a década de 60 a 80 fizeram parte de um dos maiores movimentos de participação popular do Brasil, o Diretas Já. Foi na geração X que a AIDS ficou conhecida e amedrontou toda a sociedade. Nesta época o dinheiro do Brasil passou por várias mudanças entre cruzeiro, cruzado e cruzado novo.
Vale salientar que dentro desta geração, obteve-se uma subcategoria denominada como “yuppies”, do inglês young urban professionals, ou jovens profissionais urbanos. São caracterizados pelo alto poder aquisitivo e paixão pelo sucesso social, profissional e econômico. Gostam de ter suas próprias conquistas e serem