gerações de computadores
Nome por que se designaram os computadores construídos com base em válvulas eletrônicas, durante o período de 1946 até 1958. Esta geração teve início com a construção, entre 1943 e 1946, do "ENIAC" (Electronic Numerical Integrator And Calculator), um computador financiado pelo Ballistic Research Laboratory, nos Estados Unidos da América. Os seus autores, John W. Auchly e J. Presper Eckert usaram cerca de 18 000 válvulas no fabrico da máquina, que ocupava uma área de aproximadamente 1 400 m2 e pesava 30 toneladas.
Após o ENIAC surgiram o "EDVAC" (Electronic Discrete Variable Computer), o "EDSAC" (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) e o "UNIVAC" (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador construído comercialmente fora das Universidades e Centros de Pesquisa.
Computadores da segunda geração
Nome por que se designaram os computadores cuja construção recorria ao uso de elementos eletrônicos semicondutores, nomeadamente os transístores. Uma novidade tecnológica de então, os transístores eram cem vezes mais rápidos e confiáveis que as válvulas; desenvolvidos nos laboratórios Bell da ATT foram criados em 1948 e passaram a ser utilizados comercialmente nos computadores em 1959.
Esta geração desenvolveu-se entre os anos de 1959 e 1965.
Computadores da terceira geração
A terceira geração de computadores, com início em 1965, teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. O lançamento do primeiro Microprocessador, em 1971, marca o término desta geração e começo da próxima.
O uso de transistores passou a ser substituído pelo de circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips. 1.
As duas variedades de circuitos integrados da geração eram o SSI (Small-scale integration – Circuito de pequena escala) com