MÓVEIS
“Somos a primeira autarquia de profissionais com preocupação ambiental”, afirmou Pinheiro.
Visando a neutralizar os impactos ambientais e incentivando os profissionais da área a fazer o mesmo, o Conselho Regional de Imóveis – CRECI-MT fechou uma parceria com a empresa ECO2 Neutralização, para a elaboração de um relatório sobre quanto de gases agravadores do efeito estufa serão emitidos na autarquia.
Segundo o presidente do CRECI-MT, Ruy Pinheiro, a adesão ao programa também atende aos anseios da categoria, pois precisamos cuidar do meio ambiente e atender os princípios da sustentabilidade. “Hoje nosso Estado, como o Brasil em geral é um canteiro de obras, por isso precisamos preservar e garantir o ar puro”, disse.
Os diretores Eweson Duarte da Costa e Bernardo Tabaczenski colocaram que a Eco2 Neutralização faz o cálculo de emissão e neutralização de carbono, e este trabalho é feito com base no GHG Protocol – uma ferramenta utilizada mundialmente. “O inventário de gases de efeito estufa é um diagnóstico ambiental, que leva em conta as máquinas usadas nos canteiros, os carros utilizados pelos funcionários da empresa, as viagens e os deslocamentos dos funcionários, a emissão de resíduos, a aquisição de bens e serviços terceirizados e a compra de energia elétrica para o funcionamento da autarquia. Tudo isso é inventariado”, explicaram.
Assim, a empresa contabiliza diariamente a quantidade de poluentes que são emitidos pelo Consórcio e, como forma de neutralização ou compensação, a empresa se torna responsável pela manutenção de uma reserva de árvores nativas ou reflorestamento de uma determinada área.
Para o conselheiro federal, Paulo Antunes Maciel e segundo vice-presidente do CRECI-MT, “Nós como corretores é muito importante deixar de ter o rótulo de poluidor e sim ser um agente de conscientização na sociedade”.
Certificação
Várias exigências deverão ser cumpridas para que se obtenha, no final, neste caso