Moveis
De acordo com Pinheiro (2007) a industria moveleira do Brasil engloba 13.500 micro, pequenas e médias empresas, na grande maioria empresas familiares com 100% do capital nacional e, caracteriza-se por alto numero de pequenas e micro empresas e grande absorção de mão-de-obra, empregando cerca de 300 mil trabalhadores diretamente na produção e gerando 1.500.000 empregos diretos, indiretos e cor relatados.
Os gastos com móveis em geral situa-se na faixa de 1% a 2% da renda disponível das famílias (depois dos impostos). Outros fatores que influenciam a demanda por móveis são as mudanças no estilo de vida da população, os aspectos culturais, ciclo de reposição e o investimento em marketing (em geral é muito baixo nessa industria).
Ferreira ET Al (2008) apontam para alguns fatores imperativos da competitividade desta industria no Brasil, dentre eles: A inovação do produto, principalmente relacionado ao design; melhoria em processo de produção; incorporação de novas matérias a produção; inovação organizacional, que permita formalização e racionalização dos processo internos das empresas do setor; fortalecimento dos arranjos produtivos locais.
Pode-se afirmar então que é uma industria tradicional , pertencente ao ramo