dsts por bacterias
As doenças venéreas, também conhecidas como DST( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias. Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e frequente de preservativos.
Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, cânceranogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.(PELCZAR,1996).
OBJETIVO GERAL
Compreender as características das DST’s por bactérias.
Analisar o mecanismo de ação dos agentes etiológicos das doenças sexualmente transmissíveis.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar qual o diagnostico laboratorial para cada tipo de DST’s por bactéria e a manifestação clinica.
Contribuir promovendo a educação em saúde para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis .
CONCEITO
São doenças transmitidas diretamente de um individuo infectado para um indivíduo normal através do ato sexual. Alguns destes agentes podem ser transmitidos por outros meios, como agulhas hipodérmicas contaminadas, transfusões de sangue e alguns podem ser adquiridos por crianças nascidas de mães infectadas. (PELCZAR,1996).
DST’s por bactérias – são causadas por bactérias, onde as mais frequentes encontradas são gonorreia, sífilis e cancro mole. (PELCZAR,1996).
GONORREIA
Doença infectam-contagiosa, pandêmica, também conhecida como blenorreia que só ocorre depois com o contato com a bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae.