DOEN AS SEXUALMENTE TRANSMISS VEIS
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), anteriormente chamadas de doenças venéreas, consistem em doenças infecções transmitidas, especialmente, através de relações sexuais (transmissão horizontal). Outras vias não sexuais incluem: transmissão da mãe para o filho durante o período gestacional ou durante o parto (transmissão vertical); utilização de seringas contaminadas; e ainda durante uma transfusão de sangue, quando este se encontra contaminado.
Nas primeiras civilizações, o culto aos deuses era intenso. Nessas civilizações, a promiscuidade era algo comum, sendo esse, um dos motivos para o surgimento dessas doenças. Desta forma, o termo doenças venéreas tem sua origem na História Antiga, em referência à Vênus, a deusa do amor.
São diversos os agentes etiológicos que levam a uma DST, como bactérias, vírus, fungos, protozoários e parasitas, resultando em distintas manifestações clínicas.
Bactérias
Clamídia: DST causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta tanto os homens quanto às mulheres.
Gonorreia: também conhecida como blenorragia, trata-se de um DST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este agente ocasiona inflamação na uretra, próstata e útero.
Sífilis: também chamada de cancro duro ou lues, trata-se de uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum.
Vaginose bacteriana: consiste em uma síndrome clínica causada pelo desequilíbrio da flora vaginal, sendo a principal responsável pelo corrimento vaginal. Não se sabe ao certo ainda a causa, mas é conhecido que há redução da população de lactobacillus e o crescimento exagerado de bactérias anaeróbicas, como a Gardnerella vaginalis e o Mycoplasma hominis.
Donovanose: também chamada de granuloma inguinale, consiste em uma DST que tem como agente etiológico a bactéria Klebsiella granulomatis.
Cancro mole: também conhecido como úlcera mole venérea ou cancroide, trata-se de uma DST causada pela bactériaHaemophilus ducreyi.
Fungos
Candidíase: esta é uma DST