Limites De Consitencia
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS EXPERIMENTAL
LIMITES DE CONSISTÊNCIA
– Liquidez e Plasticidade –
Professora:Veruschka Escarião Dessoles Monteiro
Estagiário de Docência: Rômulo Medeiros
Equipe: Daniel Luiz do Nascimento Câmara – Mat.: 111110364
Danilo Brito da Costa – Mat.:111150320
João Batista Nascimento Souza – Mat.: 111150325
Robson Kel Batista de Lima – Mat.:
Campina Grande - PB dezembro de 2013
ÍNDICE
1. Introdução;
2. Revisão Teórica;
3. Materiais e Procedimentos;
4. Resultados;
5. Conclusões;
6.Referências Bibliográficas.
1. INTRODUÇÃO O cientista sueco A. Atterberg determinou certos limites que delimitam o intervalo de consistência do solo, denominados limite de liquidez e de plasticidade. O limite de liquidez corresponde à fronteira entre o estado líquido e o estado plástico, quando submetido a muita umidade o solo torna-se líquido. O limite de plasticidade corresponde à fronteira entre o estado plástico e o estado semi-sólido. A consistência do solo determina o seu comportamento quando submetido a tensões e deformações, fatores importantes a serem considerados em projetos de engenharia. O grau de consistência também afeta a condutividade hidráulica e permite fazer considerações sobre o teor de umidade.
Justificativa
Tendo o conhecimento dos valores dos limites de consistência de um solo é possível a partir da Carta de Plasticidade de Casagrande, verificar o devido desempenho do solo, prevendo seu comportamento quando o mesmo estiver submetido a esforços de tensões e deformações. Cabe ao engenheiro fazer a análise dos dados obtidos e dessa forma fazer o levantamento dos materiais que poderão ser utilizados na obra.
Objetivo
Determinar o limite de liquidez e o limite de plasticidade referente à uma amostra de solo proveniente da cidade de Boa Vista, assim como o seu índice de plasticidade, de