Gerações Baby Boomer, X, Y e Z
Gestão de Pessoas
Cidade
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata sobre a origem e o conflito das Gerações Baby Boomers, X, Y e Z. E também contém uma case onde foi trabalhado o conflito das gerações.
2 DESENVOLVIMENTO
Geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 e 1964)
A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Estas pessoas caracterizam-se por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
Deste contexto surgiu uma geração de pessoas otimistas, idealistas, criadoras de mudança, motivadas por causas e defensoras da liberdade. São movidos pela lealdade e o que os motiva é construir uma carreira sólida e com muito significado, vendo o seu sucesso reconhecido.
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.
Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humanos e estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.
Geração X (nascidos entre 1965 e 1976)
A geração X nasceu em meados da década de 60 estendendo-se até o final da década de 70, foi influenciada