Geração x e y
1. Introdução 3
2. Empresa dos sonhos 3
2.1 Visão geral 3
2.2 Perfis do Brasil 4
2.3 Quero ser líder na versão light 5
2.4 Como ser objeto de desejo 6
2.5 Seleção e retenção 8
3. Apreciações 9
ANEXO 10
Bibliografia 11
1. Introdução
Neste trabalho serão apresentadas as empresas dos sonhos dos jovens, que através de uma pesquisa realizada identificou quais são essas empresas e os motivos geradores para o desejo de alcançar esse sonho: trabalhar em uma das dez melhores organizações.
Relacionando o sucesso profissional com qualidade de vida, satisfação na função desempenhada, baseado no comportamento de alguns líderes exemplares.
2. Empresa dos sonhos
2.1 Visão geral
De acordo com o estudo realizado pela CIA de Talentos em parceira com a Nextview, que pesquisou nos países Brasil, Argentina e México em 2010, identificou as organizações que os jovens profissionais desejam trabalhar, e revelou o que eles pensam sobre o sucesso e liderança. Essa pesquisa possui informações que podem desafiar as atuais praticas de gestão de pessoas.
As empresas desejam escolher bem seus colaboradores, mas também querem ser objeto de desejo, mas existe a influência da mídia na formação de imagens onde os colaboradores satisfeitos têm melhores desempenhos e constroem grandes marcas.
O objetivo da pesquisa é identificar a grande lacuna entre os que os jovens desejam e os que as organizações buscavam e ofereciam por meio de programas para estagiários e trainees.
A pesquisa veio contribuir para que o descompasso seja reduzido, para que os gestores compreendam melhor a nova geração de profissionais (geração Y) e estabeleçam com ela uma relação saudável e produtiva.
Existem diferenças entre os jovens da década de 80 e da posterior, que compõem a geração chamada de “Y”, dos quais se distinguem dos veteranos no ambiente do trabalho.
Algumas características da geração Y:
• São independentes, com poder sobre a própria carreira;