Aula de relções etnico raciais
356 palavras
2 páginas
Especialização para a Educação das Relações Etnicorraciais .(IFPA- Campus Belém)Disciplina: Bases Biológicas para o entendimento das relações etnicorraciais.
Professor: Msc. Laudemir Araujo.
Aluna: Iara Walena Freitas da Silva
Análise do texto “Eva mitocondrial, nossa mãe África e do documentário “ Origem do Homem”.
Ao compararmos a discussão do texto sobre a Eva mitocondrial e o documentário “Origem do Homem”, verificamos que os dois convergem em uma mesma questão de onde viemos? , quais os nossos ancestrais? . No decorrer dos nossos estudos percebemos que, também, muito se tem discutido cientificamente sobre a origem humana e os estudos das origens das diversidades biológicas. O que compreendemos, é que os estudos sobre a reconstituição das evolução foram determinados principalmente, a partir da descrição analítica do DNA mitocondrial, aquele que é encontrado fora do núcleo celular. Segundos os cientistas este tipo de DNA, chamado por eles de Eva mitocondrial, fora encontrado em vários seres humanos, e que possivelmente o mesmo venha a ser originado de uma mulher que viveu a possivelmente a 200 mil anos na África Subsaariana e que possivelmente este sofreu uma dispersão humana pelo mundo. Vimos também à problemática do uso do termo Raça Humana e o que este termo tem haver com população. Graças ao desenvolvimento da biologia moderna o termo vem perdendo sua força de expressão, visto que, este mesmo fora usado erroneamente para avaliar a diversidade humana pelo que se vê externamente.
Há também, algo muito interessante a ser refletido é sobre a possibilidade da continuação da evolução humana, estariam ainda todos nós sofrendo este fenômeno? Talvez sim ou talvez não, se formos comparar e usarmos as mutações como análise para essa questão verificou-se que hoje o nosso patrimônio genético esta em intenso fluxo de alterações a serem estimulados se tomarmos como parâmetro a influência das diversas migrações fomentadas a partir da evolução dos meios