Biofisica1

1595 palavras 7 páginas
Biofísica

Aula 1: Introdução à biofísica e Soluções

Introdução à biofísica

A Biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões biológicas. É o estudo da Matéria, Energia, Espaço e Tempo nos Sistemas Biológicos. O conhecimento da ciência física fundamenta vários fenômenos biológicos, como aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares.

Matéria e Massa Massa é a carteira de identidade da matéria, ou seja, se não tem massa, não é matéria. Desta forma, a quantidade de massa determina a quantidade de matéria de um corpo. A matéria é constituída de átomos, que classicamente se constitui nas menores porções da matéria possível. 1808 – Dalton definiu um modelo que todo o átomo se constituía em uma minúscula partícula de matéria indestrutível e que poderiam se combinar originando moléculas.

Matéria e Massa 1808 – Dalton definiu um modelo que todo o átomo se constituía em uma minúscula partícula de matéria indestrutível e que poderiam se combinar originando moléculas.

Matéria e Massa No início do século XX Rutherford (1911) e Bohr (1913) sugeriram que o átomo seria divisível e destrutível e era composto por partículas menores. O núcleo seria minúsculo, 10.000 x menor que a eletrosfera que continha partículas que orbitavam ao redor do núcleo, conhecidas como elétrons.

Há muito mais espaço vazio do que matéria em um átomo.

Matéria e Massa

Há muito mais espaço vazio do que matéria em um átomo.

Matéria e Massa Modelo atual do átomo: os elétrons se movimentam em orbitais, com trajetória aleatória. Esses orbitais podem mudar de forma, na dependência das ligações que os átomos fazem entre si.

De um modo geral o núcleo é infinitamente mais estável que a eletrosfera.

Matéria e Massa No estado fundamental, os átomos possuem a mesma quantidade de carga positiva no núcleo e negativa na eletrosfera. Devido a instabilidade da eletrosfera os átomos podem perder ou

Relacionados