Geração pós-pc
Este trabalho busca demonstrar de forma breve e sem entrar em muitos detalhes a evolução dos computadores nos primeiros 10 anos do século XXI, seus sistemas e novos dispositivos criados. No Começo é dada atenção aos computadores em especial, para ter conhecimento do que mudou e do que foi criado até então, e na parte final e dada atenção a Apple que definiu a nova tecnologia que esta em uso desde então os dispositivos moveis que se integram aos Pcs e na parte final é discutido o futuro da computação daqui a 5 anos.
No ano 2000 o numero de computadores pessoais em todo o mundo chegou a 500 milhões. Em Março do mesmo ano a bolha da Internet estourou, e foi quando as empresas ponto com viram o preço das suas ações despencarem na bolsa de valores e muitas destas empresas de tecnologia passaram a valer a até menos do que a metade que valiam antes. Foi o começo de uma época de disputa e desenvolvimento acirrado nas empresas de computação. No Brasil o IG foi o primeiro provedor grátis de Internet. A AMD e a Intel estavam guerreando pela fabricação do processador mais rápido, em 2001 o Athlon XP foi lançado e era o processador com melhor desempenho, logo a Intel lança o Pentium 4 que trabalhava com frequências mais altas, mas a AMD introduziu versões mais rápidas do Athlon XP e as versões do Pentium 4 que vieram depois ainda eram consideradas uma fração mais lenta que seu rival.
Até 2003 esta duas maiores fabricantes tiveram dificuldades para aumentar o clock dos seus processadores para acima de 3.4 Ghz, por limitações físicas e de super aquecimento, isso levou a busca de tecnologias alternativas para aumentar o desempenho dos processadores. A Intel e a AMD começaram a fabricação de processadores Multi core mais ou menos ao mesmo tempo, a partir de 2003 a Intel aplicou a tecnologia Hyper-Threading que simulava um núcleo de processador a mais e a AMD aderiu a tecnologia Hyper-Transport onde a comunicação do processador para o chipset e a memória