geração de vapor
Um gerador de vapor, conhecido também como caldeira, é um dispositivo usado para produzir vapor aplicando energia térmica a água.
Trata-se de uma máquina ou dispositivo de engenharia onde a energia química transforma-se em energia térmica.
É um componente integral de um motor de vapor onde é considerado com o motor primário. A caldeira inclui uma fornalha ou forno, de modo a queimar o combustível e produzir calor; o calor gerado é transferido para a água transformando-a em vapor, processo de ebulição. Isto produz vapor saturado a uma taxa que pode variar de acordo com a pressão da água fervente. Quanto mais elevada for a temperatura do forno, mais rápida será a produção de vapor.
A fonte de calor para uma caldeira de combustão é de qualquer um dos vários combustíveis, tais como madeira, carvão, óleo, ou gás natural, até a fissão nuclear é usada como uma fonte de calor para gerar vapor.
O vapor tem várias utilizações dentro da indústria, algumas delas são: Aquecimento/Esterilização, Propulsão/Movimento, Motriz, Atomização, Limpeza, Hidratação, Umidificação
Vapor é tipicamente gerado e distribuído a uma pressão positiva. Em maioria dos casos, isto significa dizer que é fornecido ao equipamento a uma pressão acima de 0 MPaG (0 psig) e temperaturas superiores a 100°C (212°F).
Aplicações de aquecimento para vapores a pressão positiva podem ser encontradas em fábricas de processamento de alimentos, refinarias e usinas químicas.
Vapor saturado é utilizado como fonte de aquecimento em trocadores de calor para fluidos de processo, refervedores, reatores, pré aquecedores de ar de combustão e outros tipos de equipamento TROCADOR DE CALOR.
O uso do vapor para aquecimento em temperaturas abaixo de 100°C (212°F), uma faixa de temperatura na qual a água quente é utilizada, é conhecido como Vapor a