Geração de vapor
Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. O nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes mantendo-se juntos. Na água líquida, moléculas de H20 estão sendo constantemente mantidas juntas e separadas. No entanto, à medida que as moléculas de água são aquecidas, as pontes que conectam as moléculas começam a quebrar mais rapidamente do que elas possam se formar.
Vapor seco
Vapor seco aplica-se ao vapor quando todas as suas moléculas de água mantêm em estado gasoso. É um gás transparente.
Vapor Úmido
Esta é a forma mais comum do vapor experimentado nas plantas. Quando o vapor é gerado usando uma caldeira, este geralmente contém umidade vinda de moléculas de água não-vaporizada que foram carregadas para dentro do vapor distribuído. Mesmo as melhores caldeiras podem descarregar vapor contendo 3% a 5% de umidade.
Vapor Superaquecido
É criado através do aquecimento adicional sobre o vapor úmido ou saturado, acima do ponto de vapor saturado. Isto produz um vapor que tem temperatura mais alta e densidade mais baixa do que um vapor saturado à mesma pressão. Água supercrítica
Água supercrítica é a água no estado em que excede o seu ponto crítico: 22,1 Mpa,374 °C (3208 psia, 705°F). Em outras palavras, água que está na pressão e temperatura acima do ponto crítico está num estado indistinguível que não é líquido nem gás.
O método de aquecimento direto
O método de aquecimento direto por vapor é frequentemente usado para cozinha, esterilização, sistema de extinção de incêndio a vapor, vulcanização e outros processos.
O método de aquecimento indireto
Refere-se a processos onde o vapor não está em contato direto com o produto que está sendo aquecido. É amplamente utilizado na indústria porque proporciona um aquecimento rápido e uniforme.
Geradores de Vapor
Geradores de Vapor podem ser considerados como sendo trocadores de calor complexos que produzem vapor de água