Geração de Vapor
Utilização de Vapor
Profº Waldir A. Bizzo
cap. 2 - COMBUSTÍVEIS
Combustíveis para utilização em energia e aquecimento industrial apresentam características importantes tais como baixo custo por conteúdo energético, disponibilidade, facilidade de transporte e armazenamento, possibilidade de utilização dentro de tecnologias disponíveis, baixo custo operacional e de investimento, etc.
Durante
muitos anos, os derivados de petróleo preencheram a maioria destas características e se tornaram o tipo mais utilizado de combustível industrial. Nas décadas recentes, outros tipos de combustíveis tem sido utilizados e pesquisados, principalmente aqueles que produzem menor impacto ambiental que os combustíveis fósseis.
Do
ponto de vista de origem, os combustíveis podem ser classificados como: fósseis (não renováveis) e vegetais (renováveis), representados pela tabela abaixo.
Origem
Combustível Básico
Derivado
Petróleo
GLP
Gasolina
Óleo Diesel
FÓSSEIS
Óleo Combustível
Óleos Residuais
Gás Natural
Xisto Betuminoso
Gases manufaturados
Carvões Minerais
Cana-de-açucar
Bagaço de cana
Alcool Etílico
Lenha
Carvão Vegetal
VEGETAIS
Gases manufaturados
Metanol
Resíduos Vegetais
Biogás
Quanto a utilização de combustíveis é conveniente classificá-los e estudá-los quanto a sua forma física: sólidos, líquidos ou gases.
18
EM 722 - Geração, Distribuição e
Utilização de Vapor
Profº Waldir A. Bizzo
Composição dos combustíveis:
Os combustíveis industrias apresentam em sua composição alguns dos seguintes elementos ou compostos:
Carbono
Hidrogênio
Oxigênio
Enxôfre
Nitrogênio
Água
Cinzas
C
H
O
S
N
H2O
(Z)
Carbono e hidrogênio são os elementos que mais contribuem para o poder calorífico dos combustíveis e oxigênio é geralmente presente em combustíveis vegetais, sendo que sua presença diminui o poder calorífico do combustíveis, bem como