Geração de vapor na industruia do petroleo
816 palavras
4 páginas
ECOEFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADESISTEMA DE INJEÇÃO DE VAPOR NOS POÇOS DO ATIVO ALTO DO RODRIGUES (RN) VAI AUMENTAR A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E PROMOVER A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
São cerca de 30 quilômetros de extensão de linha aérea. Um ramal de 11 quilômetros de dutos leva o vapor da Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) para o Campo de Estreito, no nordeste do Rio Grande do Norte. O outro ramal, de 20 quilômetros, vai para o Campo Alto do Rodrigues, em sentido oposto. Pioneiro na operação com vapor superaquecido, o Vaporduto do Vale do Açu é um dos quatro grandes projetos da Petrobras para elevar a atual produção no Rio Grande do Norte e no Ceará de 72.000 barris de óleo por dia para 110.000 até 2014.
Parceria entre E&P, Engenharia, Cenpes e Gás & Energia, o projeto de ampliação de injeção contínua de vapor, inaugurado pela UN-RNCE em janeiro passado, vai aumentar a produção do Ativo Alto do Rodrigues e gerar benefícios para a região, como maior arrecadação de impostos e royalties, empregos e desenvolvimento econômico do estado e dos municípios.
A Petrobras investiu mais de US$ 200 milhões no projeto, que consiste em injetar 610 toneladas de vapor por hora nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues: no total, são 1.155 poços produtores e 687 poços injetores.
[pic]
Trecho do Vaporduto do Vale do Açu em operação no Rio Grande do Norte: o primeiro do mundo a usar vapor superaquecido
Como funciona o sistema
Rede de dutos que distribui o vapor da termoelétrica para injeção nos poços dos campos Alto do Rodrigues e Estreito, o processo aumenta a fluidez do petróleo, facilita sua elevação no poço e seu escoamento até a estação coletora. Em seguida, o óleo vai para a Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos (UTPF), sendo depois levado pela Transpetro, de navio, até a Refinaria Landulpho Alves-Mataripe (Rlam), na Bahia.
Em três meses de operação, o sistema do vaporduto obteve um aumento de 800 barris por dia na