GERAÇÃO DE ENERGIA A BORDO DE EMBARCAÇÕES
Disciplina: Gerenciamento das Máquinas e Equipamentos do Navio
Assunto: Geração de Energia Abordo
Belém – PA, 01 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A dinâmica dos processos meteorológicos requer um estudo aprofundado sobre o tema, pois envolve forças das mais variadas grandezas que, associadas, potencializam seus efeitos podendo provocar resultados catastróficos as áreas atingidas em suas trajetórias. Entender suas origens, a forma como se desenvolvem e possíveis rotas será de grande importância a nós navegadores, que em razão de termos que desenvolver nossas atividades no mar, estamos mais suscetíveis a sofrer suas consequências. Um diagnóstico sobre as condições ambientais o mais próximo possível da realidade, com base na observação do meio ambiente a sua volta, mesmo que no mar, será preponderante para manter sua embarcação em situação segura, bem como otimizar nossas operações, evitando assim exposições desnecessárias aos riscos oriundos de condições meteorológicas adversas.
GERADOR
Um gerador elétrico é um dispositivo capaz de manter uma diferença de cargas eléctricas entre dois pontos, isto é, tensão, através da transformação de outras formas de energia como a energia mecânica, em uma corrente elétrica. O termo "gerador elétrico" se reserva apenas para as máquinas que convertem a energia mecânica em elétrica. Conforme as características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores).
PARTES DO GERADOR
Rotor (Parte móvel)
Parte girante da máquina pode ser constituído por um pacote de lâminas de um material ferromagnético envolto num enrolamento constituído de condutores de cobre designado como enrolamento de campo, que tem como função produzir um campo magnético constante assim como no caso do gerador de corrente contínua para