concepções da aprendizagem
Vera Lúcia Lins Sant’Anna *
Resumo
Este trabalho propõe-se a colocar em discussão os postulados e princípios que têm orientado as dimensões do processo ensino-aprendizagem no atual contexto educacional. É necessário entender os paradigmas de conhecimento que estão surgindo, o que permitirá ao profissional da educação vislumbrar possibilidades concretas de investigação de suas práticas educativas. Refletir sobre a sala de aula com todas as suas contradições é o nosso objetivo, levantando questões que estejam organizadas em torno da resolução de problemas práticos de sala de aula que sejam significativos para os sujeitos envolvidos e que estejam, portanto, diretamente relacionados às concepções sobre ensino-aprendizagem veiculadas por eles nos diversos momentos do processo. O novo princípio educativo exige do professor um novo perfil, que tenha domínio do fazer pedagógico, novas atitudes e comportamentos perante a sociedade e sua prática docente.
Palavras-chave: Educação; Ensino-aprendizagem; Concepções; Desafios.
1 - Introdução
D
iante de tantas transformações advindas do processo de globalização, em que o quadro educacional brasileiro aparece como um “caleidoscópio”, as dificuldades e dilemas educacionais e as contradições pedagógicas tornaram-se conflitantes, gerando ansiedade, repetições e pseudossoluções.
Na perspectiva educacional, a intensa luta entre tradição e inovação ocorre por meio do dualismo teoria e prática, que se apresenta no processo educacional de forma difusa. É nessa passagem que surgem as problematizações em busca de soluções no ato de educar. Tendências inovadoras têm despontado, propondo novas práticas, levando o educador ao desafio de transpor as rígidas fronteiras no campo de sua atuação pedagógica. Essas novas tendências que perpassam no contexto educacional refletindo não apenas o político-econômico, mas também a prática da
realidade