fichamento concepções de aprendizagem
CRISTINA PAIXÃO FERREIRA REIS
FICHAMENTO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
BELÉM
2014
A psicologia não se configura como umbloco monolítico, elas não definem, porém, o campo total da produção do conhecimento psicológico, e muito menos o esgotam. Trata-se de teorias idealistas, porque não estão fundadas na realidade da vida dos homens e a elas se contrapõem aquelas que ou veem o individuo situado historicamente, ou, pelo menos, comportam a definição do individuo como conjunto das relações sociais, síntese de múltiplas determinações.
20
Vale ainda lembrar que as transformações sociais são resultantes, evidentemente, de ações coletivas, evitaremos, na exposição do tema, o ranço positivista de apresentar as teses prontas e a produção do conceito de aprendizagem como linear e cumulativo, não temos a pretensão de ser exaustivos, a função do presente artigo é proceder a uma leitura critica acerca do conceito de aprendizagem, na tentativa de que possamos chegar tanto a convicção do
21
Que não serve quanto às pistas importantes ruma à materialização da proposta que desejamos colocar em pratica. E a partir daí, poderemos chegar a uma verdadeira teoria: a teoria de uma pratica.
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em psicologia, ou seja, de investigações levadas a termo com base no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência. O conhecimento é, portanto, uma cadeia de ideias automaticamente formada a partir do registro dos fatos e se reduz a uma simples copia do real.
Em virtude de sua epistemologia, tais investigações formam o corpo do que se chama associacionismo, cuja expressão mais importante é o behaviorismo, tanto em sua versão clássica, quanto em sua versão contemporânea. A meta do behaviorismo sempre foi à construção de uma psicologia cientifica.
A objetividade pelo behaviorismo é a mesma do