pensar não dói e é grátis
PENSAR NÃO DÓI E É GRÁTIS
BRUSQUE
2013
SIMONE VENERA
PENSAR NÃO DÓI E É GRÁTIS
Trabalho de Fichamento apresentado na disciplina de Filosofia da 2ª fase do curso de Pedagogia.
Professor: Eugênio C. Ribeiro Me.
BRUSQUE
2013
PENSAR NÃO DÓI E É GRATIS
“Quando as atitudes mentais se enraízam assemelham-se a muros invisíveis que nos aprisionam no reino dos preconceitos. Ficamos presos na prisão sem muros” (p.17).
Quando temos hábitos ou pensamentos que não mudamos, eles impedem que aprendemos novas coisas, que buscamos novos caminhos. Tornam-se muros invisíveis que impedem a abrangência da vida.
“Alguém que nunca saiu da sua tribo corre o risco de pensar que sua tribo é o mundo todo” (p.18).
Concordo com o autor, pois aqueles que não buscam novos conhecimentos, que ficam aprisionados em sua vida sem se interessar em sair e descobrir o que acontece ao seu redor, provavelmente esta pessoa acha que o mundo é somente aquilo que ela vê e convive.
“... A estrutura do pensamento humano parece ser determinada, da infância à juventude, por idéias e sentimentos que tivemos ou recebemos durante o processo de formação, principalmente pela influência de personalidades fortes que nos rodeiam. É possível que estejamos fazendo muito mal a nossos filhos na interação de lhes fazer o bem!” (p. 18).
Concordo plenamente com o autor, pois as crianças recebem influência o tempo todo das pessoas que estão ao seu redor. Os pais principalmente influenciam seus filhos a serem ou seguirem o que eles querem o que eles acham que vai ser melhor para seu filho. Assim a criança constrói uma personalidade baseada nas pessoas que a influenciam. Todos nós construímos nossa personalidade baseada nas influências que nos rodeiam. “... Platão descreve a libertação de um dos prisioneiros: este reconhece o engano em que permanecera até então, descobrindo a encenação a que