Gerativismo
UNEB
GERATIVISMO
Maeli Julia Rodrigues
Arapiraca
2014
1INTRODUÇÃO
>Apresenta os principais aspectos que caracterizam a corrente de estudos linguísticos conhecida como gerativismo. A concepção de linguagem humana que norteia as pesquisas dessa corrente. 2. A FACULDADE DA LINGUAGEM
> Estudos da ciência da linguagem que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 50, a partir dos trabalhos do linguista Noam Chomsky. Considera-se o ano de 1957 a data do nascimento da linguística gerativa, ano em que Chomsky publicou seu primeiro livro, Estruturas sintáticas.
> O gerativismo passou por diversas modificações, que refletem a preocupação dos pesquisadores dessa corrente, elaborar um modelo teórico formal, inspirado na matemática, capaz de descrever e explicar abstratamente o que é e como funciona a linguagem humana.
> Inicialmente formulada como uma espécie de resposta e rejeição ao modelo behaviorista de descrição dos fatos da linguagem, modelo esse que foi dominante na linguística e nas ciências de uma maneira geral durante toda a primeira metade do século XX.
> Para Leonard Bloomfield, a linguagem humana era interpretada como um condicionamento social, uma resposta que o organismo humano produzia mediante aos estímulos que recebia da interação social, a partir da repetição constante e mecânica convertida em hábito que caracterizariam o comportamento linguístico de um falante, um fenômeno externo ao indivíduo, um sistema de hábitos, gerado como resposta a estímulos e fixado pela repetição.
> Para Chomsky: o humano sempre agir criativamente no uso da linguagem, os seres humanos estão construindo frases novas e inéditas, um indivíduo humano sempre agir criativamente no uso da linguagem, os seres humanos estão construindo frases novas e inéditas, a criatividade é o principal aspecto caracterizador do comportamento linguístico humano, aquilo que mais distingue a