Gerativismo
Avram Noam Chomsky nasceu na Filadelfia, sete de dezembro de 1928. È um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Seu nome está associado à criação da gramática gerativa transformacional.
Em 1945, começou a estudar filosofia e linguística na Universidade da Pensilvânia com Zellig Harris, professor cuja visão política ele se identificou. Antes de receber seu doutoramento em Linguística pela Universidade da Pensilvânia em 1955, Chomsky realizou a maior parte de sua pesquisa nos quatro anos anteriores na Universidade de Harvard como pesquisador assistente.
É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky. Syntactic Structures foi uma destilação do livro Logical Structure of Linguistic Theory (1955) no qual Chomsky apresenta sua idéia da gramática gerativa (gerar – criar frases) porque permite, a partir de um número limitado de regras, gerar um número infinito de sequências.
Deste modo o termo gerativismo significa uma tentativa de formalização dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. A gramática de uma língua é então vista por Chomsky como sistema de regras que relacionam o significado (ou significados) de cada período que gera com a manifestação física do período por meio do som.
Em outras palavras, para esse linguista, uma criança não aprende enunciados linguísticos decorando, repetindo enunciados produzidos por adultos, como propunham os behavioristas. Retoma, então, para os estudos da linguagem, o conceito de inatismo, segundo o qual a faculdade da linguagem é inata ao homem, e se constitui numa qualidade específica da