Geraldo José, O Homem Ruído
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE
FACULDADE DE CINEMA E AUDIOVISUAL
ANTROPOLOGIA SONORA E VISUAL
GERALDO JOSÉ, O HOMEM RUÍDO.
Aluna: Bethânia Salgado 13600002101
Professora: Suelen Pavão
Geraldo José, o Homem Ruído.
Geraldo José de Paula nasceu em Mimoso do Sul no estado do Espirito Santo, mudou-se ainda criança com 10 anos para o Rio de Janeiro, desde cedo ele sempre procurou trabalhos para ajudar em casa, mas nunca se acomodou em nenhum, procurava algo que o instigasse.
Aos 17 anos em 1946, Geraldo José acompanha um amigo para assistir a transmissão de um programa de rádio, Rádio Sequência G3, feito pelo locutor Paulo Gracindo, na Rádio Tupi, Geraldo ficou maravilhado com tudo que estava ao seu redor, algo mudou para ele aquela dia. Após mais algumas visitas a rádio ele decidiu perguntar para um office boy como ele poderia trabalhar ali. O rapaz o disse que Paulo Gracindo estava precisando de um office boy, então Geraldo foi apresentado ao locutor, de primeira Gracindo acho que Geraldo morava muito longe e que não estaria cedo a sua disposição, mas Geraldo o mostrou o contrário e as 8:00 horas da manhã no dia seguinte ele estava na Rádio Tupi aguardando Paulo Gracindo.
E assim começa o dia a dia de Geraldo na rádio, ele observa cada detalhe, se sente a vontade no trabalho e começa a amizade com Orlando Drummond o contra regra oficial da rádio. Orlando é o encarregando que realizar todos os sons dos programas, essa função chama a atenção de Geraldo, que passa a assistir as transmissões que o amigo fazia, logo ele pede ao amigo que lhe ensine a função. A meta de Geraldo então se torna avançar de office boy a contra regra.
A rádio tinha um programa de grande sucesso, “Incrível, Fantástico, Extraordinário!” que narrava histórias sobrenaturais e horripilantes enviadas pelos ouvintes, quem comandava o programa era Henrique Foreis Domingues, o Almirante, que responsabilizava Orlando